"Milhares de pensamentos passam em nossas mentes todos os dias, todos os segundos. O mundo gira, a vida passa, nada para! Presenciamos coisas, fazemos escolhas, formamos opiniões. Poemas e versos se fazem sem que percebamos, então vamos concretizar os pensamentos! A liberdade de falar nem sempre nos é dada, ou mesmo que dada, nem sempre nos convém falar. Bem-vindos ao meu mundo. Falemos o que pensamos!"







sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Deficiência

Você certamente já parou para olhar ao seu redor e perceber que há pessoas muito diferentes das outras.
Já se imaginou sem o seu braço direito, sem uma perna ou com alguma deficiência mental?
Se você andasse numa cadeira de rodas, ia gostar que as pessoas te olhassem com cara de piedade? Como se você fosse um coitado ?
Eu acho que o ser humano tem grande facilidade em aceitar o que todo mundo chama de "normal" ou "completo".
Mas a sociedade nunca esteve preparada para conviver e tratar como se deve, alguém com mobildiade reduzida, por exemplo.
E isso começa cedo. Nas escolas as crianças por natureza já buscam se relacionar com aquelas que são "iguais" a ela, e excluem as que são diferentes, além disso não sabem conviver com alguem com dificuldade mental ou física, e tira sarro.
Isso é ridículo!
Tem gente que age como se alguem que tenha deficiencia fosse um ET. Pelo amor de Deus.
Pior são as que os deixam sempre à margem e os maltrata.
Eu fico pensando: E se um filho dessa gente nascer com síndrome de down? Ou se nascer cego? Ela vai jogar o filho fora porque ele não é "perfeito" ?
A gente tem facilidade em aceitar em nosso grupo as pessoas bonitinhas, "normaizinhas", agora os "feinhos" e cheios de "defeitinhos" ficam de canto, isolados.
Por que? Eles não são seres humanos? Não tem coração? Não precisam viver com as pessoas?
Na minha família tem uma pessoa deficiente, e eu sempre acompanhei de perto o sofrimento dela em tudo na vida. Na escola tinha pouquíssimos amigos, as pessoas a excluíam, zombavam, nunca arrumou um namorado e o pior, os que ela se relacionou brincaram com os sentimentos dela. Eu sofro, as vezes até choro porque a amo demais, e não consigo acreditar na capacidade de alguém fazer um mal desses a uma pessoa inocente. Sim, ela é inocente e pura, muito boa que até dói de ver.
Na vida dela é tudo mais complicado, as pessoas olham com rejeição às vezes, às vezes com pena fazendo com que ela se sinta pior. Isso me deixa tão nervosa porque eu sei que ela é muito mais valiosa do que esse bando de...
Pessoas especiais são realmente especiais. Elas são sinceras, gostam de você de verdade pelo que você é, são boas, são humanas.
Essa da minha família é super apegada a mim e à minha mãe, porque simplesmente o que ela precisa é de atenção, e a gente a trata como ser humano normal. Claro que às vezes precisa ter paciência, pois estamos falando de alguém que tem dificuldade. Gente, uma pessoa zombar da outra por um problema que ela tem é muito cruel.
Eu sinto que ela tem verdadeiro amor pela minha família. Ela é linda pra mim, por dentro e por fora.
Sorte de quem tem a felicidade de ter alguém com sentimento sincero.
Não troco esse amor por aparência e interesse nenhum.
Trate o ser humano como um ser humano. Se você vê um cego, ajude-o a atravessar a rua, ensine o seu filho a incluir no grupinho dele aquele amiguinho deficiente, tenha paciência com as pessoas deficientes. Amanhã pode ser seu filho, amanhã quem pode estar na cadeira de rodas é você. Respeite e ame todas as pessoas, não trate com dó nem com desprezo. Você não é perfeito.
Deficiente é aquele que não sabe enxergar a alma do seu próximo.
Você não é melhor do que ninguém. 
Todo ser humano precisa ser acolhido, precisa de afeto, precisa de amigo.

6 comentários:

Cah Felix disse...

Complicaderrimo Dani. Minha mãe é deficiente fisica e qdo ela ia me buscar na escolinha os amiguinhos sempre ficavam pgtando. Pq sua mae anda assim! Me sentia mto encomodada!
Não tem q pgtar, zombar tem q respeitar! Apenas isto!

Disse tudo: Deficiente é aquele que não sabe enxergar a alma do seu próximo.

bjao flor =)

SuporteDaMente disse...

essa história toda me lembrou aquele livro 'depois daquela viagem'... leia, lá trata muito a deficiência, como ela é vista e como as pessoas são tratadas ^^


PS: vc ja comentou no meu blog antes UAHUAHUAH eu acho que era vc xD


bjuss


www.suportedamente.blogspot.com

Brunno Lopez disse...

Todos, sem excessão.
É um tema ão brutal quanto a própria indiferença que ele mesmo traz.

Eu assino as suas palavras.

Amanda Arrais disse...

Acho que as diferenças são muitas e as pessoas quase nunca estão preparadas pra conviver com elas. Digo isso por ser diferente da grande maioria e por conviver com pessoas assim também. Não necessariamente uma deficiência física, mas diferenças que deveriam ser mais banais e comuns e as pessoas são incapazes de aceitar aquilo que não entendem ou compartilham.
Todos merecem ser acolhidos e escolhidos também.
Lindo texto, Dani.

=*

Dani Brito disse...

Cah, mas as pessoas não são educadas a respeitar né, esse é o problema. Tenso isso.

Ramos, opa vou ler mesmo!!!

É Brunno, as pessoas só se preocupam com as coisas quando são com elas, senão que se lasque. Mas tem a gnt aqui pra meter a boca no trombone! rsrs

Amandinha - Eu sempre gostei mais dos diferentes. Detesto coisas comuns, coisas iguais. E sei que as pessoas tem mesmo dificuldade em aceitar as que não se enquadram nos "padrões" estabelecidos pela sociedade...triste né, e grande perda de tempo.

Beijos, beijos

Sempre Fênix disse...

Infelizmente vivo isso na pele , mas confesso que já foi mt pior!!
Bom seu post , seu blog suave e descontraido .... Gostei daki
Parabéns !

Related Posts with Thumbnails