"Milhares de pensamentos passam em nossas mentes todos os dias, todos os segundos. O mundo gira, a vida passa, nada para! Presenciamos coisas, fazemos escolhas, formamos opiniões. Poemas e versos se fazem sem que percebamos, então vamos concretizar os pensamentos! A liberdade de falar nem sempre nos é dada, ou mesmo que dada, nem sempre nos convém falar. Bem-vindos ao meu mundo. Falemos o que pensamos!"







sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O dom de ouvir


Uma habilidade pouco praticada, porém muito conhecida e que eu considero quem a possui, um portador de uma sabedoria imensa é Saber Ouvir.
Porque saber falar é fácil, todo bebê que chega aos 7 meses já está ansioso para saber falar, e os pais ficam com aquela imensa expectativa de qual será a primeira palavra pronunciada pelo filho.
Todo pai quer ensinar o filho a falar, mas até hoje eu não conheci um pai que ensinasse o filho a ouvir antes de mais nada.
Você escuta, mas eu te garanto que não ouve.
Enquanto seu amigo te conta os problemas, você se preocupa com o que irá dizer em seguida. Isso não é ouvir.
E pior ainda é quando você nem dá atenção, ou então quando você dispara a falar e falar e falar, milhões de palavras e sequencias de assuntos sem nem se importar se está sendo ouvido ou não, ou sem nem dar um espaço para resposta.
Eu gosto do silêncio, gosto de prestar atenção no que as pessoas falam, gosto de observar ao meu redor, sentir as sensações do ambiente, sentir o olhar das pessoas, a vibração que existe nelas, perceber se estão felizes, tristes, se falam a verdade ou se mentem...eu tenho uma facilidade incrível em captar energia e absorvê-las.
Acho mais bonito o ouvir do que falar.
Ouvir é você se sentar de frente à pessoa, esvaziar a sua mente e entrar no que ela está contando, voltar todos os seus sentidos para ela. E em primeiro lugar, claro, fechar a sua boca, mostrar em atitudes que a está ouvindo.
As expressões falam mais do que a boca, o olhar fixo nos olhos dela...
Uma pessoa sabe e sente quando está sendo ouvida, e às vezes só isso basta.
Não precisa uma palavra, apenas emprestar o ouvido e a atenção para alguém que precisa falar.
De mil palavras que você fala, 950 pode-se jogar fora. Um abraço sincero que você dá, vale mais do que um milhão de palavras.
Pare um pouco de pensar em você, e aí você vai perceber que o mundo tem muito mais a ensinar. Lições que eu carrego, que você carrega...
É só começar a utilizar os seus ouvidos, afinal você tem 2.

Um comentário:

Matheus W. disse...

é vero, ouvir é algo para poucos, por isso nunca temos discussões aprofundadas ou chegamos à consensos.

Ótimo exemplo disso é a campanha eleitoral de agora a pouco, onde todo mundo falou e ninguém sequer pensou em ouvir o outro e discutir algo! Ou seja, nada se aprendeu! Hehe

Gostei mto do post!

Bjos

Related Posts with Thumbnails